Na linguagem maconheira, se você jacarezar, significa que algo deu (muito!) errado no preparo do baseado. Isso por que o termo faz referência ao formato da cabeça de um jacaré, consequência da queima desigual do papel. Felizmente, isso pode ser evitado com algumas técnicas de preparação.
Para te ajudar a não jacarezar seu Papelito, reunimos cinco dicas simples, mas valiosas, para garantir o baseado perfeito. Confira:
O preparo é fundamental
Além de retirar os pedacinhos de galhos e as sementes contidas no seu material vegetal, é importante triturar bem o recheio, de modo que fique homogêneo e sem grumos grandes, que causam os jacarés. Um bom dichavador, como o nosso novo modelo, de policarbonato e com design exclusivo para triturar materiais mais variados, dos soltos aos compactos, pode ser um aliado nessa missão.
A qualidade do papel
Problemas de queima podem estar relacionados à seda utilizada. Por isso, além de se certificar de que você está usando um produto original, escolha marcas com qualidade atestada, como as nossas, cuja marca d´água impressa nos papéis é desenvolvida para tornar a queima mais regular, evitando as jacarezadas.
Destreza e equilíbrio da hora de bolar
Apertar demais o baseado pode causar entupimento e bloqueio na hora da queima, situação propícia para a formação do indesejável jacaré. Deixá-lo frouxo demais, por outro lado, pode gerar desperdício, além da queima desigual. Portanto, o equilíbrio é a palavra-chave para tombar e apertar seu Papelito sem jacarezar.
Catch a fire!
Se você concluiu as etapas anteriores com maestria, está a meio caminho de um baseado perfeito. Mas, quando se trata de jacarezar, todo cuidado é pouco, sobretudo na hora de acender. Antes de começar a sessão, prefira isqueiros com a chama baixa, e tome muito cuidado com os maçaricos, que podem fazer um estrago no seu Papelito. Atente-se também à posição da chama em relação ao ponto de queima: o ideal é que ela não venha de baixo para cima, mas de frente, preenchendo toda a superfície que se deseja carburar.
Muita calma nessa hora
Na hora de degustar seu Papelito, não puxe com toda a força de sua alma: opte por tragadas suaves e lentas, que contribuem para uma queima mais regular. Passar a goma ao redor do baseado é uma técnica que também pode ajudar a controlar a queima, ou, caso o jacaré já esteja se formando, reverter a situação. Outra dica importante é procurar um lugar protegido do vento para evitar que parte do seu Papelito vá embora pelo ar.