Papelito agora é Carbono ZERO 

31/08/2021

A Papelito Brasil nasceu em 2012 e sempre se preocupou com a redução de danos tanto na saúde da sua galera quanto ao meio ambiente. Da sua distribuição até a chegada dos produtos nas suas sessões, tudo é planejado da maneira mais consciente possível, para garantir uma experiência irada para todos que compartilham da visão de um mundo melhor e mais verde. 

Devido ao desenvolvimento acelerado do Carbono no planeta, as mudanças climáticas têm aumentado, o que faz ter verões muito mais quentes e invernos mais rigorosos, além de outros efeitos naturais ficarem mais intensos, causando, devargarinho, danos ao planeta Terra. É por isso que quando é verão no Brasil a gente quase morre de tanto calor e quando é inverno nós viramos a própria Frozen

Para você entender melhor o problema que produzir CO2 causa para nós e para o mundo, vou dar uma explicação rápida e prática para você não se perder no assunto. 

O carbono é um composto químico gasoso que provoca vários desequilíbrios de efeito estufa no planeta. É o que eu falei ali em cima sobre os verões e os invernos insuportáveis que nós passamos. O que rola é que o carbono é um gás de fácil acesso na atmosfera, até porque várias plantas e árvores liberam esse gás ao fazer fotossíntese. Você não faltou a aula de ciências na 4ª série não, né?

O que preocupa todo mundo não é a presença do carbono na atmosfera, mas sim a alta concentração em que se encontra hoje em dia. Isso acontece porque, de acordo com especialistas, o CO2 é o gás do efeito estufa que mais contribui para o aquecimento global. 

O pior é que as atividades agropecuária e transporte são fontes fortíssimas de emissão de carbono, e as mudanças de hábitos de geral, afetam os estoque e reservatórios de carbono e consequentemente a capacidade de absorver CO2 no ecossistema. Anotou tudinho? Haha.

Com a consciência dessas interferências e da necessidade de ações voluntárias compensatórias, a Papelito Brasil zerou toda a emissão de carbono da sua história e, assim, se comprometeu a reduzir seus impactos ambientais. E estamos só começando, hein…

Mas espera ai! O que significa zerar a emissão de carbono? 

Zerar a emissão de carbono significa que todos os gases de efeito estufa emitidos pela Papelito Brasil estão sendo neutralizados. A Papelito Brasil já está colocando estratégias para redução das emissões, junto às ações que a ONU indica. 

Como a Papelito Brasil está fazendo essa compensação? 

O primeiro passo foi a implementação de inventários de emissões anuais. Dentro do inventário são calculadas as emissões de todos os processos sob controle da Papelito, além de alguns outros considerados como voluntários que aumentam ainda mais nosso impacto positivo. 

Se você ficar mais curioso(a), dê uma olhada nos processos do inventário. 

Logo depois da contagem das emissões de carbono, o segundo passo é a neutralização delas, que pode rolar por meio de ações que fixem o CO2 e através da aquisição de créditos certificados. 

Existem métodos que não conseguem garantir com 100% de eficácia a neutralização, então a ONU assim como outros mecanismos internacionais lançam a braba que a mesma ocorra através de créditos de carbono.

Crédito de Carbono? Quê? 

O crédito de carbono – ou Redução Certificada de Emissões – é uma das formas mais comuns de neutralização do CO2. Um crédito de carbono compensa a emissão de uma tonelada de carbono na atmosfera. Ta passada? Haha. O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) é responsável por dar o número de quantos créditos de carbono serão gerados. 

Mas a dúvida que geral tem é: como funciona esse rolê? O crédito de carbono é uma moeda utilizada no mercado de carbono. Nesse mercado, empresas que possuem um nível de emissão considerável e poucas opções para a redução podem adquirir créditos de carbono para compensar suas emissões. Assim, elas indiretamente ajudam a manutenção do projeto de redução, além de equilibrar o nível de emissões de gases de carbono na atmosfera, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de comunidades pobres e no auxílio para manter o planeta melhor. 

Mas por que a Papelito zerou sua emissão de carbono? 

Um dos principais valores da Papelito está ligado diretamente com a responsabilidade ambiental, por isso a emissão de carbono tem sido uma prioridade nas iniciativas da empresa para colaborar com a construção de um mundo mais sustentável, mais verde, mais Papelito! 

Ah, vale lembrar que a Papelito Brasil possui o seu próprio setor de sustentabilidade, com profissionais capacitados que garantem que todo o processo de retirada dos gases de carbono sejam feitos da maneira mais correta e eficiente. Além de sempre compartilhar o seu conhecimento técnico com o restante da equipe, para todos terem a consciência de cada fase do processo e informar você da maneira mais confiável possível. 

A Papelito Brasil acredita que brisas mais limpas são positivas para os seus consumidores e todos os seres do planeta Terra! #SalvePapelito

Você deve ter no mínimo 18 anos para visitar este site.

Por favor, certifique sua idade