Uma das formas de atuar legalmente no mercado canábico brasileiro é através do varejo de itens relacionados ao consumo, função das tabacarias e das head shops. Esse modelo de negócios é interessante para empreendedores iniciantes e individuais, já que não exige um alto investimento inicial. Porém, alguns pontos são muito importantes para garantir o sucesso dessa empreitada, como a formalização do negócio, a gestão financeira e as estratégias de marketing.
Confira, a seguir, algumas dicas de como abrir uma tabacaria com potencial de sucesso.
Formalidade
Uma das primeiras coisas que devem ser consideradas é a formalização da sua nova empresa. Isso significa ter um CNPJ, que é importante para ter acesso a diversos benefícios, como possibilidade de emitir nota fiscal, acesso à previdência e estímulos, como linhas de crédito do governo, além de assegurar a legalidade da sua empresa.
Felizmente, empreendedores individuais podem contar com o modelo MEI (Microempreendedor Individual), que vale para negócios com faturamento de até R$ 81 mil por ano. O MEI permite que seu negócio tenha até um funcionário, recebendo o piso da categoria ou salário mínimo, e oferece melhores condições fiscais para quem está começando.
O processo de cadastro como MEI é muito simples, já que boa parte é on-line, através do Portal do Empreendedor.
Plano de negócios
Empreender exige estudar. A criação de um plano de negócios que leve em conta os investimentos, os custos e os objetivos de retorno da empresa é uma etapa fundamental na construção de uma iniciativa de sucesso.
Há muitos cursos gratuitos e on-line oferecidos pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que podem te ajudar na missão de estruturar sua tabacaria em um plano de negócios. Invista em conhecimento e busque um planejamento realista para a fase inicial.
Outra dica é estudar as empresas que você vê como referência no setor e entender de que forma pode aproveitar e absorver essa inspiração em práticas na sua própria tabacaria.
Gestão financeira
A gestão financeira é o que vai te ajudar a diagnosticar a saúde de sua empresa e descobrir as medidas necessárias para garantir o lucro. Sugerimos a adoção de uma planilha para realização do controle das entradas e saídas, bem como sua constante atualização. Existem ferramentas que podem te auxiliar, como o aplicativo QIPU.
Outra recomendação é separar o dinheiro pessoal do empresarial. Você pode fazer isso utilizando uma conta jurídica ou uma conta bancária específica, por exemplo. Ao misturar as contas, fica muito difícil identificar entradas e saídas financeiras da empresa.
Além disso, é preciso conhecer a disponibilidade de caixa e ter a projeção de fluxo de caixa para os meses seguintes, o que permitirá definir uma reserva financeira para emergências e os investimentos no negócio.
Mix de produtos
O portfólio é outro ponto importante na construção da sua tabacaria – afinal, criar estoque é fazer um investimento que, se der errado, pode prejudicar seu retorno, o que atrapalha todo o plano de negócios. Por isso, uma pesquisa de mercado é importante na hora de escolher os produtos que vão compor sua prateleira, física ou virtual.
Tenha um estoque diversificado e antenado com as necessidades de seu público, e escolha as marcas fornecedoras de acordo com seu compromisso com a qualidade do produto, sua reputação no mercado e os serviços que oferece – como a gente, que possuímos um portfólio amplo de papéis, piteiras, filtros e acessórios, com qualidade reconhecida em todo o Brasil: confira os produtos disponíveis aqui.
Por fim, é importante se preocupar com o controle do estoque, além da limpeza e organização da sua tabacaria, o que facilita muito as operações do dia a dia.
Redes sociais
Comunicação é fundamental, sobretudo se você optar por um modelo on-line. Agora, se o seu negócio é canábico, atenção redobrada a isso, porque você está sujeito às restrições das plataformas de redes sociais.
Diante disso, a dica é: diversifique seus canais de comunicação. Vale site, newsletter, grupos no WhatsApp e Telegram. Assim, você não corre o risco de perder sua base de clientes se o seu perfil nas redes for bloqueado – e acredite, isso é mais comum do que se imagina.
Além de manter uma vitrine atrativa para seus consumidores, a comunicação virtual da sua empresa deve também apresentar os conceitos e valores da marca, além de oferecer ao público final um conteúdo valioso e interessante, que faça com que ele continue te acompanhando.
E uma dica extra para quem está começando: não deixe de participar do programa de relacionamento Família Papelito, que oferece vantagens e prêmios para lojistas parceiros da marca.