Papelito Recicla 200%: mais um projeto inovador para salvar o verde

20/09/2021

Em busca de tornar as brisas mais limpas e o planeta mais verde, a Papelito Brasil desenvolveu um projeto irado, nunca feito por outra empresa do seu mercado, o selo “Papelito Recicla”. O projeto busca compensar o impacto dos produtos e embalagens da Papelito no meio ambiente, reciclando o equivalente a 200% dos resíduos produzidos por eles mensalmente. 

A Papelito Brasil tem o compromisso de mostrar com transparência seus projetos e ações socioambientais. Seu lema é oferecer sessões de qualidade para brisas leves e sempre com responsabilidade ambiental. Pois é, a Papelito segue fazendo TUDO! Haha. 

Pera aí! Papelito Recicla? Como assim? 

A Papelito Recicla foi inspirada no sistema de compensação ambiental da União Europeia, que garante a reciclagem de 66% das embalagens na UE. Países de primeiro mundo pensam assim, né?! Ah, mas o Brasil não fica atrás não.

A Papelito criou um selo próprio, para certificar seu compromisso com a reciclagem de suas embalagens e produtos. Além disso, o diferencial é que a gestão do projeto será realizada pela própria empresa, o que torna mais eficiente, transparente e assertiva a destinação de recursos para a cooperativa parceira. Até porque tá todo mundo ligado que a Papelito não perde tempo quando o assunto é salvar o verde.

E como é o processo para a Papelito Recicla acontecer?

Bem, o primeiro passo para o projeto acontecer é realizar parcerias com cooperativas que estejam dispostas a cuidar do meio ambiente através da reciclagem. Elas serão responsáveis por coletar e separar materiais recicláveis para comercialização em indústrias especializadas. 

Atualmente, a Papelito Recicla possui parceria com a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Resíduos Sólidos de Brazlândia (ACOBRAZ), mas futuramente tem como objetivo expandir as parcerias com cooperativas de todo o Brasil. 

Após fechar a parceria, a Papelito mensalmente quantifica o peso e o tipo das embalagens de seus produtos comercializados no mês e paga para a cooperativa garantir a reciclagem do dobro da quantidade de materiais similares aos de suas embalagens. 

O material recolhido pela cooperativa é enviado para a central de reciclagem. A central emite um Certificado e Notas Fiscais, que comprovam a comercialização dos materiais para a Indústria de Reciclagem. Assim, a Papelito consegue garantir que impacto das suas embalagens no meio ambiente sejam compensadas em dobro. 

Mano, você tem ideia de quanto a criação de um selo como esse mostra a importância de cuidar do planeta no qual vivemos? Principalmente empresas que geram diversos tipos de materiais poluentes para o meio ambiente. Muito f*, né?! Vamos ficar ligados em ações como essa!

Ah, mas e a cooperativa? Fala mais sobre ela.

É óbvio que não deixaríamos de falar sobre a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Resíduos Sólidos de Brazlândia (ACOBRAZ). Ela fica em uma das regiões mais carentes do Distrito Federal. Atualmente mais de várias famílias garantem seu sustento por meio do trabalho na cooperativa.

A ACOBRAZ foi escolhida para ser a primeira cooperativa participante da Papelito Recicla por causa do seu protagonismo na implementação dos processos de Coleta Seletiva e Lixo Zero em Brasília, assim como seu profissionalismo, que garante a segurança dos Certificados de Reciclagem.

A Papelito não poderia escolher parceiro melhor para ser a primeira beneficiada na criação de um selo tão importante, né? A implementação do selo foi concluída em agosto de 2021, e logo em seguida foi realizada a compensação ambiental das embalagens de todos os produtos comercializados deste ano.

São atitudes como essa que fazem geral perceber que com pequenas atitudes, mas com grandes intenções, nós podemos salvar o verde desse mundão. #SalvePapelito

Você deve ter no mínimo 18 anos para visitar este site.

Por favor, certifique sua idade