Saiba como surgiu a expressão 4:20

Talvez você já tenha visto no Twitter, no Facebook, nos muros da sua cidade, ou até mesmo ouvido em alguma roda de amigos algum comentário (e muitas risadas) ao falar a expressão 4:20, não é mesmo?

Se você ficou boiando e não entendeu muito bem o que estava acontecendo, nem sobre o que aquelas pessoas estavam falando, relaxa aí: hoje nós vamos explicar para você o que significa e como surgiu a expressão 4:20!

O que significa 4:20

Se você ouvir a expressão 4:20 em qualquer lugar do mundo, seja no Brasil, Estados Unidos ou até em Amsterdã, pode saber que estão falando sobre maconha. Esse é um código universal para falar da Cannabis, e normalmente é usado para falar sobre a vontade de fumar um, ou que está na hora de brisar.

Como surgiu a expressão 4:20

Mas afinal, por que 4:20? Por que esse número tão específico?

Na verdade, há duas versões para a origem da escolha desses números. A primeira é que, supostamente, 4:20 seria a forma como os policiais americanos se referem à ocorrência de encontrar algum usuário portando ou fumando marijuana.

A outra explicação – mais popularizada e ainda assim controversa – conta que, em 1971, um grupo de adolescentes da Califórnia teria descoberto uma grande plantação de cannabis escondida próximo ao colégio deles.

Já na fissura de conseguirem achar esse tesouro, os jovens combinaram de se encontrar perto da estátua de Louis Pasteur, dentro da escola, às 4 horas e 20 minutos. Para que ninguém soubesse o que iriam fazer, o plano foi chamando de “4:20 Louis”.

Segundo a lenda, os estudantes teriam se encontraram diversas vezes para buscar a tal plantação de maconha, mas nunca a encontraram. O que importa é que o 4:20 pegou nesse grupo de amigos, se espalhou e passou a ser usado como um código por diversos adolescentes para se referir ao momento de puxar um beck.

A coisa pegou e, rapidamente, o código chegou ao cenário cultural, principalmente musical. A banda Grateful Dead começou a utilizar esse termo, e seus fãs – conhecidos como “Deadheads” – também usavam. Pra você ter ideia, o termo 4:20 e sua explicação chegou a aparecer até nos folhetos de shows da banda!

O termo chega ao grande público

Com a popularização do termo 4:20, não demorou para que a imprensa o descobrisse e explicasse seu significado pra geral. Em 1990, o editor da revista High Times – especialista na área de cannabis e um dos primeiros periódicos a abordar a maconha em suas publicações – publicou um texto que abordava o significado do 4:20. A matéria dizia, inclusive, que este era um horário bem aceito socialmente para fumar.

A partir do texto da revista, o uso do código se espalhou por todo o mundo e se tornou um código universal para se referir à hora de puxar um baseado de forma mais sutil, menos escrachada e evitando maiores problemas.

Uma curiosidade: após a descoberta, as reuniões de pauta da revista High Times passaram a ser realizadas sempre às 4h20 da tarde!

Graças à essa expressão, o dia 20 de abril se tornou o Cannabis Day – isso porque, nos Estados Unidos, este dia se escreve da seguinte forma: 4/20.

Curtiu a descoberta? Quer ficar ligado em mais conteúdos como esse? Assine a nossa newsletter e receba mais informações interessantes sobre esse universo no seu e-mail!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários