conheca a historia do reggae

Conheça a história do Reggae

conheca a historia do reggae

Apesar de ser um dos gêneros musicais mais complexos, graças às muitas misturas que lhe deram origem, o Reggae também é um dos mais suaves e agradáveis de escutar.

Já ouvimos diversas músicas e já até decoramos canções como “No woman no cry” ou “I can see clear now”, mas pouco se sabe sobre a história do Reggae e como este ritmo surgiu.

No post de hoje, falaremos sobre a história deste famoso gênero musical, como ele chegou ao Brasil e quais são as ideias desenvolvidas em suas letras. Continue a leitura e acompanhe!

O significado do termo “Reggae”

Quando pesquisamos sobre a história do Reggae, percebemos que existem muitas versões sobre como este gênero nasceu e, sobretudo, como foi cunhado o termo, que ficou conhecido como um dos estilos musicais mais famosos do mundo.

Há quem diga que Reggae é uma derivação de rege-rege que, traduzido do jamaicano, significa algo como “rags or ragged clothing” — isto é, “trapos ou roupas esfarrapadas”. Já outros consideram que a palavra reggae vem do movimento com o qual o ritmo é produzido quando tocado na guitarra: para cima e para baixo.

O gênero é uma mistura de diversos ritmos

Como costuma acontecer na música, os ritmos surgem, muitas vezes, da experimentação, da mistura de ritmos e cadências diferentes para atingir elementos sonoros expressivos.

No final dos anos 50 e 60, o rocksteady e o ska eram muito populares na Jamaica. Os músicos começaram a tocar esses ritmos de forma diferente, ora diminuindo a velocidade do ska, ora acelerando o rocksteady. A fusão desses sons, assim como o acréscimo de outros efeitos, deu origem ao Reggae.

Já nos anos 70, o Reggae se tornou conhecido mundialmente graças ao álbum Exodus, de Bob Marley & The Wailers.

A história do Reggae no Brasil

A verdade é que não há uma certeza sobre a chegada do Reggae ao Brasil. Sabe-se, porém, que, em 1969, Jimmy Cliff esteve no país participando do FIC, o Festival Internacional da Canção.

Depois, em 1972, Caetano Veloso gravou a música “Nine out of ten”. Não é exatamente uma música de Reggae, contudo, o próprio Caetano contou, em entrevista para o Jornal do Brasil, que: “Nine out of Ten, a minha melhor música em inglês. É histórica. É a primeira vez que uma música brasileira toca alguns compassos de Reggae, uma vinheta no começo e no fim”. O músico também revelou que, em sua opinião,Bob Marley & The Wailers foram o melhor que os anos 70 pôde produzir em termos de música.

Desde 2012, comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Reggae em 11 de maio, dia da morte de Bob Marley.

Algumas das ideias presentes nas músicas de Reggae

Muitas canções de Reggae falam sobre o amor, mas várias demonstram clara inclinação política e religiosa, abordando assuntos que se relacionam com a realidade de países pobres e dando voz para aqueles que, normalmente, ficariam marginalizados. As músicas também falam sobre o uso da maconha, que, para os jamaicanos, é uma das formas de se encontrar com deus.

E aí, o que achou de conhecer a história do Reggae? Você gosta desse estilo musical? Quando costuma ouvir? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários